Início » C# » Estrutura de um Programa em C#

Estrutura de um Programa em C#

C# é uma linguagem de programação orientada a objetos de uso geral e com segurança de tipos, cujo objetivo é a produtividade do programador. Para este fim, a linguagem equaciona simplicidade, expressividade e desempenho.

Abaixo, temos o esquema de um programa em C#, apresentando alguns dos seus elementos mais comuns:


//Estrutura do programa C#

//Usando um namespace
using System;

//Namespace
namespace MeuNamespace                                      
{
    //Classe
    public class MinhaAplicacao                               
    {
        //Comentários de linhas múltiplas
        /*Este programa                                     
         exibe no prompt
         um cálculo de soma*/

        static void Main(string[] args)
        //Início de bloco
        {
            MinhaClasse m = new MinhaClasse();
            Console.WriteLine(m.Soma(100, 10));
        //Fim de bloco
        }

        //Comentário XML
        ///<summary>        
        ///Minha Classe Math                               
        ///</summary>

        public class MinhaClasse
        {
            //Método
            public int Soma(int a, int b) {return a + b;}   
        }
    }
}

A estrutura de um programa em C# pode ser dividida em um ou mais arquivos contendo os seguintes elementos:

  • Namespaces;
  • Tipos (classes, estruturas, interfaces, delegações, enums);
  • Membros (constantes, campos, métodos, propriedades, indexadores, eventos, operadores, construtores);
  • Outros (declarações, comentários, instruções).

No decorrer das semanas, postarei como cada elemento citado acima funciona num programa desenvolvido em C#.

Referências Bibliográficas:

ALBAHARI, Joseph; ALBAHARI, Ben. C# 3.0: Guia de Bolso. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.
GALUPPO, Fabio; MATHEUS, Vanclei; SANTOS, Wallace. Desenvolvendo com C#. Porto Alegre: Bookman, 2004.


Deixe um comentário