C# é uma linguagem de programação orientada a objetos de uso geral e com segurança de tipos, cujo objetivo é a produtividade do programador. Para este fim, a linguagem equaciona simplicidade, expressividade e desempenho.
Abaixo, temos o esquema de um programa em C#, apresentando alguns dos seus elementos mais comuns:
//Estrutura do programa C# //Usando um namespace using System; //Namespace namespace MeuNamespace { //Classe public class MinhaAplicacao { //Comentários de linhas múltiplas /*Este programa exibe no prompt um cálculo de soma*/ static void Main(string[] args) //Início de bloco { MinhaClasse m = new MinhaClasse(); Console.WriteLine(m.Soma(100, 10)); //Fim de bloco } //Comentário XML ///<summary> ///Minha Classe Math ///</summary> public class MinhaClasse { //Método public int Soma(int a, int b) {return a + b;} } } }
A estrutura de um programa em C# pode ser dividida em um ou mais arquivos contendo os seguintes elementos:
- Namespaces;
- Tipos (classes, estruturas, interfaces, delegações, enums);
- Membros (constantes, campos, métodos, propriedades, indexadores, eventos, operadores, construtores);
- Outros (declarações, comentários, instruções).
No decorrer das semanas, postarei como cada elemento citado acima funciona num programa desenvolvido em C#.
Referências Bibliográficas:
ALBAHARI, Joseph; ALBAHARI, Ben. C# 3.0: Guia de Bolso. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.
GALUPPO, Fabio; MATHEUS, Vanclei; SANTOS, Wallace. Desenvolvendo com C#. Porto Alegre: Bookman, 2004.