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C# – Classes

As classes representam a personalidade da orientação a objetos, ou seja, sem elas não existiriam objetos. Com as classes, criamos entidades as quais serão instanciadas; chamamos de objetos as instâncias das classes. Elas contém membros e, a partir do conjunto deles, é formada a interface da classe. Uma classe tem como objetivo principal encapsular membros do tipo dado (como constantes e campos) e também do tipo comportamento (métodos, propriedades, indexers, eventos, operadores, construtores de instância, construtores estáticos e destrutores), além de suportar tipos aninhados. Também suporta herança, tanto de implementação quanto de interfaces.

A definição da classe é feita a partir do comando class, seguida do nome da classe e de seu código entre blocos {}.

class MinhaPrimeiraClasse
{ 
}

A instância de uma classe, ou a criação de um objeto, é feita com o operador new.

MinhaPrimeiraClasse c = new MinhaPrimeiraClasse();

Uma classe pode ter o seguinte conteúdo:

class ConteudoDaClasse
{
	//Para orientação a objetos
	campos
	constantes
	métodos
	construtores
	destrutores
	
	//Para orientação a componentes
	propriedades
	eventos
	
	//Para outros propósitos
	indexers
	sobrecarga de operadores
	tipos aninhados (classes, interfaces, estruturas, enumerações e delegates)
}

Abaixo tem-se a declaração de uma classe e seus itens, precedida das explicações:

[atributos]1 [modificador]2 [modificador de acesso]3 classNome4 : [base]5 {…6} [;]7

  1. Os atributos são opcionais e representam declarações informativas.

  2. O modificador é opcional e influencia o versionamento, o instanciamento e a herança da classe, respectivamente:
    a. new – sobrepõe uma classe base.
    b. abstract – não pode ser instanciado, apenas herdado.
    c. sealed – não pode ser herdado, apenas instanciado.

  3. O modificador de acesso é opcional e influência na visualização ou acessibilidade da classe:
    a. public – acesso, interno e externo, permitido sem restrições.
    b. protected – acesso interno (válido apenas na declaração de uma classe aninhada).
    c. private – acesso restrito (válido apenas na declaração de uma classe aninhada).
    d. internal – acesso permitido somente dentro do assembly.
    e. protected internal – acesso permitido dentro ou for a do assembly por classes derivadas.

  4. O nome da classe.

  5. A lista com a classe base (herança de implementação) e/ou as interfaces (herança de interfaces), as quais serão herdadas pela classe. Esta lista é separada por vírgulas.

  6. Os membros da classe são private se não especificados. Eles podem ser:
    a. Membros tipo dado – mantêm o estado da classe.
    b. Membros tipo função – executam operações.
    c. Tipos aninhados – tipicamente enumerações, delegates e classes.

  7. O finalizador.

As classes representam a principal característica da orientação a objetos. A partir delas, são criados os objetos, que residem na memória e são gerenciados pelo garbage collector.

Referências Bibliográficas:

ALBAHARI, Joseph; ALBAHARI, Ben. C# 3.0: Guia de Bolso. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.
GALUPPO, Fabio; MATHEUS, Vanclei; SANTOS, Wallace. Desenvolvendo com C#. Porto Alegre: Bookman, 2004.


1 Comentário

  1. Junior Pacheco disse:

    Bem teórico. Nunca devemos esquecer esses princípios.

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