Início » Access » SystemOteca: Aula 3 – Formulário Principal

SystemOteca: Aula 3 – Formulário Principal

SystemOteca: Aula 1 – Janela Splash
SystemOteca: Aula 2 – Formulário de Login

Esta é a terceira parte da série de artigos onde vou reproduzir vídeos que simulam a construção de um sistema para biblioteca usando C# e Access. Vamos trabalhar com o Microsoft Office Access 2007 e Visual Studio 2010. Algumas partes dos artigos serão adaptadas por mim.

Em cada artigo, no final, será colocado o link, como referência, da vídeo-aula ao qual o artigo foi adaptado.

Vamos fazer o formulário principal.

Abra a solução SlnSystemOteca. Clique com o botão direito em cima da Solution e adicione um novo Windows Form com o nome de frmPrincipal.cs.

Criado o frmPrincipal, ache a propriedade WindowState e clique na opção Maximized. Abra a Toolbox e adicione um MenuStrip ao form. No espaço TypeHere digite os menus e seus submenus, de acordo com as imagens abaixo:

Figura 1 – Menu e Submenus (Cadastros)

Figura 2 – Menu e Submenus (Consultas)

Figura 3 – Menu e Submenus (Manutenção)

Figura 4 – Menu e Submenus (Sobre)

Figura 5 – Menu e Submenus (Sair)

Clique no frmPrincipal e nas suas propriedades mude o Text para Sistema Bibliotecário – SystemOteca. Abra a Toolbox e adicione um StatusStrip no form. StatusStrip adicionado, crie três StatusLabel. Adicione, também, um Timer ao form.

No toolStripStatusLabel1 mude a propriedade Text para “Bem-Vindo ao Sistema!”. No toolStripStatusLabel2 e toolStripStatusLabel3 mude a propriedade TextAlign para MiddleRight. Ainda no toolStripStatusLabel3 mude a propriedade RightToLeft para Yes. Clique no Timer e ativa-o mudando a propriedade Enabled para True. Clique duplo no Timer e adicione o seguinte código:

private void timer1_Tick(object sender, EventArgs e)
        {
            toolStripStatusLabel2.Text = DateTime.Now.ToShortDateString();
            toolStripStatusLabel3.Text = DateTime.Now.ToShortTimeString();
        }

O que o código acima faz? Quando executado o sistema, mas toolStripStatusLabel2 e 3 será mostrado a data e a hora do dia. Por isso usamos o NOW.

Agora, adicione uma ToolStrip no frmPrincipal.

Observe que, agora, se rodarmos o sistema, não teremos no formulário de login a opção para entrar no mesmo. Então, incluiremos um pequeno código no botão Entrar do Formulário de Login para que possamos ter acesso ao Formulário Principal do sistema.

Sendo assim, abra o frmLogin, clique duas vezes no botão Entrar e adicione o seguinte código:

private void btnEntrar_Click(object sender, EventArgs e)
        {
            if ((txtLogin.Text == "Andrielle") && (txtSenha.Text == "123456"))
            {
                frmPrincipal frmp = new frmPrincipal();
                frmp.Show();
                this.Visible = false;
            }
            else
            {
                MessageBox.Show("Usuário ou Senha Inválidos", "Erro na Autenticação", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
            }
        }

O que o código acima faz? Temos uma estrutura de condição IF que verifica se no txtLogin e o txtSenha foram digitados o Usuário e Senha corretos para poder acessar o formulário principal do sistema, conforme especificados entre as aspas. No meu exemplo, meu Usuário é Andrielle e a Senha é 123456.

Se for verificado que os dados de usuário e login foram digitados corretamente, o programa entra no loop IF e chama o formulário principal. Caso contrário (ELSE), é mostrado uma MessageBox (caixa de mensagem) onde, na sua barra de títulos mostra “Usuário ou Senha Inválidos” e dentro dela aparece “Erro na Autenticação”, com um botão de OK para confirmar a mensagem e um ícone na MessageBox de erro.

Execute o programa e insira o usuário e senha corretos e vice-versa para ver como funcionam o MessageBoxButtons e o MessageBoxIcon.

No nosso próximo artigo vamos criar a Barra de Ferramentas do frmPrincipal.

Vídeo-aula:
Aula 3 – Formulário Principal

Andrielle Azevedo de Paula


4 Comentários

  1. Mário Pacheco disse:

    Estou criando esse mesmo sistema no Visual Studio 2010 ( sou novato em desenvolvimento), só que não entendi a linha abaixo:

    FrmLogin frl = new FrmLogin();
    frl.show();

    Pois estou digitando no visual e não aparece esse frl ou então frmP, no visual o código é diferente do C##? se poder responder no meu e-mail o significado do código e como eu faço o mesmo código no visual.
    Obrigado!

  2. Clailson Oliveira disse:

    Olá, sou iniciante em programação e estou com a mesma dúvida do Mário na linha abaixo:

    FrmLogin frl = new FrmLogin();
    frl.show();

    Estou usando o Visual Basic 2010 express, se poder responder no meu e-mail ou postar aqui mesmo pra tirar a dúvida de outros (iniciantes) o significado do código e como eu faço o mesmo código no visual Basic 2010 express.

    Desde já agradeço.

    • Olha só, eu estou fazendo o SystemOteca no Visual Studio 2010. Quanto ao trecho de código abaixo, vou te explicar melhor:

      //Nessa linha de código fazemos uma condição para comparar se o textbox referente ao Login tem como texto digitado “Andrielle” e se, também, no textbox Senha tem como texto digitado “123456”. Se ambos forem verdadeiros, entra-se no loop do If.
      if ((txtLogin.Text == “Andrielle”) && (txtSenha.Text == “123456”))

      {
      //frmPrincipal é o nome do formulário principal. O frmp não aparecerá quando você for digitar o código porque é um nome que você cria. Ou seja,
      nesse momento estamos criando um método novo para o frmPrincipal que se chama frmp. Depois de declararmos ele como frmp, atribu-se que o frmp é a mesma coisa
      que um frmPrincipal, ou seja, toda vez que inserirmos no código frmp, o visual studio saberá que é um método para o frmPrincipal. Por isso ele não aparece no código na hora que você digita, pois você que deve criar o mesmo.

      frmPrincipal frmp = new frmPrincipal();

      //frmp.Show tem a função de mostrar o formulário principal após criar seu método. Ou seja, imagine que voce está na página de Login e o Login e a Senha foram verificados e estejam corretos. O que acontece quando a verificação é completada? O Visual Studio chama o formulário principal para o usuário ter acesso ao mesmo. Por isso o Show();
      frmp.Show();

      this.Visible = false;

      }

      else

      {
      //Caso a verificação conclua que o login e a senha estejam errados, o visual studio irá mostrar uma MessageBox informando que o usuário ou senha estão inválidos e que houve um erro na autenticação, barrando o acesso ao formulário principal.

      MessageBox.Show(“Usuário ou Senha Inválidos”, “Erro na Autenticação”, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);

      }

      }

      Espero ter solucionado sua dúvida!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: